sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os gansos que voam de cabeça pra baixo



Enquanto a United ficou famosa por entregar seus passageiros em seus locais de trabalho (desculpem, não resisti, mas duvido que algum passageiro ofendido venha reclamar), o mundo natural acha que esse negócio de asa, planos de voo e linha do horizonte é coisa pra fracos e galináceos (sim, eu sei). Hardcore mesmo é fazer piruetas no ar like a boss. Qualquer um que voe de asa delta pensa assim, o fato de acabarem caindo mostra que eles têm muito a aprender com o amiguinho aí da foto.
Gansos possuem um temperamento peculiar. Um PÉSSIMO temperamento peculiar (quem tomou uma corrida de um ganso quando criança sabe do que estou falando). São muito bons nadadores, o que desmente a ficção que eles podem se afogar facilmente, e excelentes vigias para uma casa. Entretanto, uma coisa que pouca gente sabe é que eles são exibidos e gostam de se mostrar quando voam. Alguns deles simplesmente voam de cabeça pra baixo!
O vídeo acima foi filmado por Hans van de Koning e Lodewijk Eekhout, e lhes rendeu o primeiro prêmio em um concurso organizado pelo grupo de Artistas de voo na Universidade de Wageningen, na Holanda. No total, foram mais de 2000 vídeos feitos e os finalistas foram estes aqui.
Se gansos tivessem blogs, algumas pessoas estariam xingando-os por se exibirem e enchendo o saco que eles deveriam ser humildes e não dar mostras de sua "superioridade". Bem, ninguém manda eles conseguirem dar piruetas assim durante o voo e você não. Longe apenas de ficarem "se mostrando", a torção do corpo serve basicamente como um modo de redução de velocidade e reduzir a altura de modo rápido. Observando o vídeo, vemos que a velocidade de reprodução dele foi reduzido, dada a rapidez do voo; mas mesmo que seja só para se mostrar, fica-se a palavra de quem realmente entende do assunto: "Is a bird showing off when it flies?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário