domingo, 8 de janeiro de 2012

Que tipo de leitor eu sou?

Que tipo de leitor eu sou?Se você  tem o hábito de ler, parabéns! Todos sabem que isso é ótimo, mas uma grande maioria comete um deslize no momento da leitura: elas não se entregam ao conteúdo. É obvio que não se deve  aceitar a tudo que se lê, mas devemos ler com o coração, extrair e analisar se a mesma trará resultados ao propósito pela qual você adquiriu o livro. Deixe-me exemplificar.
Se numa banca uma pessoa compra um livro de receitas sem o propósito de realizar pelo menos uma delas é bem provável que esse livro fique parado, servindo de enfeite dentro de casa. É necessário que o leitor tenha um propósito.
Apresento de forma simples  pelo menos quatro tipos de leitores. Seja sincero com você. Em qual se encaixa ? Reflita e tome uma decisão acertada .
Os que lêem porque gostam
Esses compram  e literaturas diversos aprendendo e exercitando. Na primeira oportunidade que têm, já estão lendo alguma coisa, se sentem bem no exercício da literatura.
Vale a pena citar que o fato de lê muito desenvolve o vocabulário entre outros bens, mas cuidado, pois muitos não conseguem explorar a fundo o conteúdo apresentado quando lê apenas porque gosta.
Os que lêem por necessidade
Esses  não são muito fã da leitura, por não terem paciência,ou falta de  entre outros pontos, mas  por  reconhecerem a necessidade de adquirir conhecimento, em muitos casos  por ser um , um professor e ou exercer uma posição que o leve a estar a frente de um cargo, então aproveitam ao máximo e valorizam o conteúdo da leitura. Por vezes lêem menos mas valorizando cada , cada frase, cada página.
É proveitoso citar que no caso de um professor por , deve-se ter o cuidado de  não exercitar a leitura somente para ensinar, principalmente quando se trata da . A leitura deve ser em primeira mão para aplicação a minha  e sucessivamente  aplicar aos outros.
Não gostam, mas lêem por obrigação
Esses devem ter o cuidado, pois quando fazemos algo por obrigação,o objetivamos  ser rápido e no caso da leitura, existe a necessidade de uma  análise e reflexão. Os que assim procedem, não refletindo, não realizam uma leitura saudável, não conseguindo extrair a essência do conteúdo, surtindo assim pouco efeito na vida do leitor.
Os que lêem por necessidade e gostam
Para esses a leitura é algo prazeroso, e a capacidade de desenvolvimento dessas  é impressionante, por vezes encontramos uma delas  e de tudo que falamos elas têm algo aplausível  a comentar.
Quando se junta o útil ao agradável é inevitável a satisfação.
Então,em qual você se encaixa? No fundo sempre temos a que nos aperfeiçoar. De qualquer forma parabéns a você que de um jeito ou de outro ainda assim pratica a leitura.
Deus nos abençoe hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário