segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Supergrávida presta depoimento e diz que viveu espécie de transe, afirma advogado

Maria Verônica Aparecida Santos, a falsa grávida de Taubaté, prestou depoimento na manhã desta sexta-feira (27) à polícia. De acordo com seu advogado, Enilson de Castro, ela conseguiu "explicar bem" tudo o que aconteceu, fazendo um "bom resumo" dos acontecimentos ao delegado.
Ao R7, Castro disse que Maria Verônica foi medicada por um psiquiatra e está mais segura e equilibrada. De acordo com ele, a explicação oficial é de que ela estava mentalmente confusa, como se houvesse vivido um "transe", que a tirou da realidade.
- Ela prestou depoimento hoje, foi lúcida ao se explicar, respondeu a todas as perguntas e conseguiu fazer um bom apanhado dos acontecimentos.
Maria Verônica teve de ir à delegacia escondida para prestar depoimento, já que teme ser agredida pela população, revoltada com a história da falsa gravidez.
- Eu a orientei a não sair na rua ainda. Tememos que seja atacada, não só com xingamentos, mas fisicamente.
O marido dela, Kléber Eduardo Melo Vieira, também deveprestar depoimento nesta sexta-feira. Na segunda-feira (23), o advogado  Marcos Antonio Leite confirmou que só falaria à polícia depois de Maria Verônica.

Diagnóstico

Segundo o advogado, ainda não há um diagnóstico médico sobre o que houve com Maria Verônica para que mentisse à imprensa, dizendo estar grávida de quadrigêmeos e forjar uma barriga gigante que impressionou o país. Como o inquérito está em fase inicial e não há acusação formal do Ministério Público, não foram feitos exames para provar suposta insanidade mental.
-  Ela está muito arrependida de que tudo o que fez. Foi medicada, conversou com o psiquiatra e agora consegue entender que teve uma espécie de transe, que a tirou da realidade. Além dos remédios, ela está recebendo o apoio e o carinho da família. 
A longo prazo, já que "várias coisas ainda precisam ser acertadas", ainda de acordo com Castro, ela deve iniciar tratamento com um psicólogo. As doações que recebeu também devem ser devolvidas ainda neste final de semana.

Farsa revelada 

Castro confirmou que a "supergravidez" era falsa  na tarde de sexta-feira passada. Segundo ele, sua cliente estava fortemente abalada. Em coletiva, contou que a barriga que Verônica exibia como sendo de quadrigêmeos era na verdade uma estrutura montada com borracha e pedaços de tecido. Especialistas já haviam confirmado ao R7 quecaracterísticas da barriga indicava farsa.
A desconfiança surgiu depois que Maria Verônica deixou de atender a imprensa. Paralelamente ao sumiço, o obstetra Wilson Vieira de Souza deu uma entrevista à Rede Record, exibida no dia 15, dizendo que sua paciente estava mentindo. De acordo com o médico, ele havia feito um ultrassom em 30 de agosto que não apontava gravidez.
Maria Verônica fez a última consulta em seu ambulatório em outubro. Segundo Souza, ela era sua paciente desde dezembro de 2010.
 Depois disso, Verônica contratou Castro, que responde por ela desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário