quinta-feira, 15 de março de 2012

A circunsisão no judaísmo

O que é berit milá [circunsisão] e como é realizado?
RESPOSTA:
Berit milá é circuncisão. É a mitsvá positiva de nº 215. Um recém-nascido judeu do sexo masculino junta-se ao povo judeu através do berit milá, realizado em seu oitavo dia de vida.
“Berit” significa “pacto.” A fé de nosso patriarca Avraham (Abraão) foi testada dez vezes por D’us, após o quê D’us estava certo de que suas convicções eram inabaláveis. A nona provação foi remover o excesso de pele de seu órgão masculino, denotando o domínio espiritual sobre a compulsão primitiva. Depois de todas as dez, Avraham entrou em um pacto de fé mútua com D’us, que vive para sempre.
Enquanto a Torá estabelece a data do berit milá para o oitavo dia, se o bebê está doente, com icterícia ou é prematuro, o berit milá é adiado até que esteja preparado.
Como se realiza o berit milá?
1. Cirurgia na sala de estar!
O nascimento em casa não é o único procedimento médico realizado em casa atualmente – os judeus têm realizado circuncisões no conforto e conveniência de seus lares por milênios. Na companhia de amigos e da família, o berit milá é realizado por um mohel, um especialista em circuncisão, que assegura o mínimo de desconforto para o recém-nascido. Entretanto, devido a problemas de espaço e o fato de que a maioria das circuncisões é feita pela manhã, geralmente faz-se em sinagogas, imediatamente após os serviços as preces de Shacharit.
2. Detalhes
Era isso que você queria, não era? Um berit milá na verdade é bastante higiênico: o bebê é trazido sobre uma almofada em meio a pompa e circunstância, e colocado no colo de alguém, geralmente o avô ou o parente mais idoso. Aquele que traz o bebê é chamado cvater; o que o segura no colo é chamado sandec. São recitados versículos do sidur, e a pele acima da coroa é puxada levemente em um utensílio de aço para proteção, e com uma lâmina afiada, o mohel a remove com um rápido golpe cirúrgico.
É claro que o bebê chora bastante, mas 80% da dor é o choque, e dos 20% de dor, a maior parte deve-se ao frio do metal. A pele em si é muito tenra, e o corte leva menos que um piscar de olhos para ser feito, e o processo de cicatrização começa imediatamente. A maioria das crianças não demonstra sinais de dor após um ou dois dias. Logo após a circuncisão, o mohel ajuda o processo de cura, aplicando bandagens e pomadas.
O bebê recém-circuncidado, juntamente com a almofada, é levantado do colo do sandec e colocado nos braços de outro dignitário da família, intitulado sandec meumad. Um parente próximo escolhido pelo orgulhoso papai, geralmente seu próprio pai, recita versículos adicionais do sidur, e proclama em hebraico: “… e que seu nome em Israel seja chamado [aqui vai o nome]…” Depois de receber o nome, o bebê é passado para a mãe, e a família e amigos sentam-se para uma festiva refeição matinal, pois o berit milá geralmente é realizado pela manhã, tão cedo quanto possível, denotando entusiasmo pela mitsvá.
Avraham tinha 99 anos quando ele próprio fez sua circuncisão – teve o autocontrole de um Mestre jedi. Sua mente era poderosa – ele entendia o que estava fazendo e, conhecendo a importância crucial do pacto, circuncidou seu primeiro filho, Yishmael, aos treze anos. Naquele estágio, Yishmael era capaz de fazer perguntas inteligentes. Seu relacionamento com D’us, portanto, teve início com o intelecto.
O pequeno Yitschac contava apenas oito dias quando foi circuncidado. Oito é um passo adiante do natural. Sete simboliza a natureza: a interminável rotina de dias comuns e fins de semana, alvorada, pôr-do-sol, dia após dia. O oito além disso, simboliza o sobrenatural. Como um bebê de oito dias, Yitschac não tinha intelecto – apenas uma percepção vaga e permanente de D’us, gravada em seu subconsciente desde os primeiros dias. Seu relacionamento com D’us foi iniciado de maneira sobrenatural.
A sobrevivência do povo judeu é sobrenatural. Ninguém pode explicá-la. E a própria natureza da nação judaica é sobrenatural, porque descende não de Yishmael, o racionalista, mas de Yitschac, o humilde aceitador. Por esta razão, o berit milá é realizado no Dia Número Oito – o dia que simboliza a eterna sobrenatureza da Nação Judaica.
Fonte: Beit Chabad (www.chabad.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário