sábado, 16 de junho de 2012

A lição da “mulher mais feia do mundo” sobre a verdadeira beleza


A história de Lizzie Velasquez é uma história de superação, de fé, de fortaleza. Uma inesperada lição que talvez ela mesma nem sequer suspeitasse que poderia dar.  Lizzie padece de uma estranha síndrome, que lhe impede de ganhar peso e que a tornou objeto de deboche e escárnio.


Quando estava no colégio, não ocorreu melhor ideia aos colegas de Lizzie em subir um vídeo ao Youtube com seu rosto e com um título: "A mulher mais feia do mundo". Durava só 8 segundos, mas logo atingiu os quatro milhões de visitas. O pior, no entanto, veio depois.



- "Os comentários diziam que eu fizesse um favor ao mundo e colocasse uma pistola na cabeça. Referiam-se a mim como 'isso' ou 'um monstro'. Li cada um dos comentários. Queria que se sentissem tão péssimos como me fizeram sentir. Mas decidi responder de uma forma diferente", diz a própria Lizzie e o resultado é realmente surpreendente. É a vingança da "mulher mais feia do mundo".

Diferente daquele teatrinho ridículo e popularesco montado no Fantástico semanas atrás com a Xuxa, Lizzie Velasquez, com insuspeita integridade, nascida há 23 anos em Austin, Texas (Estados Unidos), decidiu demonstrar a ela mesma e ao mundoonde reside a verdadeira beleza. Sua história está resumida no vídeo que acompanha este post, subido ao Youtube e no qual resume sua história.

Uma síndrome não diagnosticada
- "Tenho uma síndrome não diagnosticada" -escreve Lizzie em uma série de cartões que vai mostrando à câmera-. "Só três pessoas no mundo têm. Disseram-me que nunca chegaria a nada. Cada dia é uma luta. Ser julgada por estranhos não é fácil". Sua doença, como já informamos, impede-a de engordar, por muito que coma, e que resultou no aspecto de rosto e corpo que se tornaram objeto de deboches. Quando era adolescente esteve a ponto de se afundar, mas sua família ajudou-a a encarar o mundo com serenidade.

- "Estipulei quatro metas: fazer palestras motivacionais, publicar um livro, formar-me na faculdade e ter uma família e uma carreira", explica no vídeo. - "Meu caminho não foi fácil. Mas estou orgulhosa de dizer que aos 22 anos estou em meu sexto ano ministrando palestras motivacionais. Publiquei meu primeiro livro, 'Lizzie Beautiful' (A Bela Lizzie). Estou atualmente trabalhando em meu segundo. E me formarei em poucos meses.".

A jovem está segura de que o primeiro lugar onde alguém pode encontrar sua verdadeira beleza é buscando dentro de si mesmo:

- "A beleza não é definida apenas como a aparência externa. A verdadeira beleza está naquilo que você faz e bem dentro de você", acrescenta.

- "O primeiro passo que a gente tem que dar é aprender a se aceitar. Aceitando suas imperfeições, suas boas qualidades, sua personalidade, tudo!", recomenda, tal e qual faz nas palestras que dá. Alguns destes conselhos, bem como toda sua trajetória, estão resumidos no seu site, que inicia com uma sugestiva proposta, a mesma do título do novo livro que está escrevendo: "Seja bela, seja você!".

- "Lembram do horrível vídeo sobre mim?", conclui Lizzie no vídeo enviado ao YouTube. "Não me afundei até seu nível. Em vez disso, tive minha revanche através de minhas realizações e determinação. Na batalha do vídeo da mulher mais feia do mundo contra mim... acho que venci!".
 



O vídeo original postado no canal de Lizzie:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário