quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bebês já fazem amigos muitos antes de começar a falar


Ana Carolina Prado para Super
Para isso, eles usaram pequenas câmeras acopladas à cabeça dos pequenos por 10 minutos a uma hora para ter o que chamam de “olhar do bebê” e descobrir mais sobre suas interações secretas.
Mesmo ainda sem poder falar, bebês já sabem fazer piadinhas e formar amizades. Foi o que descobriu um grupo de pesquisadores da Universidade Charles Sturt, da Austrália, depois de passar dois anos filmando o comportamento das crianças.
O resultado foi digno de episódios do desenho Rugrats. Os pesquisadores se surpreenderam ao ver que crianças de seis a 18 meses usam uma linguagem nao-verbal bastante sofisticada parafazer amigos e provocar o riso uns nos outros.
“Nós ficamos muito, muito surpresos ao ver quão sofisticados eles são em termos de habilidades sociais, habilidade de ajudar uns aos outros e em ter certeza de que estão convidando outras crianças a fazerem parte de seu grupo”, disse Jennifer Sumsion, uma das autoras do estudo, à agência AFP.
Usando o contato visual, gestos com a mão e o humor, os bebês criaram pequenos jogos sociais tão sutis que só quem estivesse olhando muito de perto poderia perceber. Exemplos disso: um bebê finge que vai entregar um brinquedo a outra criança, mas o afasta no último minuto; ou um grupinho de crianças sentadas perto umas das outras brincam de trocar suas mamadeiras entre si.
Teve ainda uma menininha de um ano de idade que tentou confortar um bebê que estava assustado. Para isso, ela colocou com cuidado sobre os olhos do outro um pedaço de tecido que permitia enxergar através dele, mas ao tempo fazia com que se sentisse protegido. Fofo, né?
Os pesquisadores esperam que a pesquisa lance luz sobre o mundo secreto dos bebês e ajude a descobrir os melhores métodos para educá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário